Técnicos da Semed analisam ampliação do projeto ‘Um Computador por Aluno'

Educação
01/06/2011 08h11

Uma visita realizada na última terça-feira, 31, por técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) entreteu os alunos, coordenadores e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América. Empenhados em mostrar os bons resultados obtidos com a adesão da unidade de ensino ao projeto ‘Um Computador por Aluno', do Governo Federal, eles comemoraram a possibilidade de que colegas de mais sete escolas municipais também passem a utilizar computadores portáteis (laptops) como ferramenta pedagógica.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, a proposta é viabilizar a inserção de escolas, cujas reformas já foram concluídas e as que ainda serão beneficiadas com obras de restauração e ampliação. "Um dos grandes objetivos da Prefeitura de Aracaju, através da Semed, é promover a inclusão digital nas escolas municipais, já que o projeto UCA trouxe grandes melhorias para o processo de ensino e aprendizagem na escola Maria Thétis Nunes", declarou.

Inovação

A entrega de 540 laptops aos alunos e professores mudou a rotina dos meninos e meninas atendidos na unidade de ensino. Para receber os computadores e potencializar seu uso, a escola implantou o sistema Wireless (internet sem fio). Segundo o coordenador e multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional da Semed (NTE), Neusvaldo Silva, as máquinas têm capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, tela de sete polegadas, 512 megabytes de memória e bateria com duração mínima de três horas.

"Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas. Para utilizá-los da melhor maneira, os professores e coordenadores escolares ainda receberão cursos oferecidos pelo NTE e suporte de pesquisadores dos departamentos de Educação, Física e Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe", ressaltou Neusvaldo.

Melhorias

Para a coordenadora pedagógica da escola Maria Thétis Nunes, Neusa Aparecida da Costa, é motivo de orgulho perceber que moradores da comunidade se sentem honrados por terem filhos matriculados numa escola pública que oferece um computador por aluno. "Os laptops são utilizados para o lazer dos estudantes, mas, sobretudo para o aprendizado. Aqui na escola e, principalmente, no turno contrário às aulas as máquinas são manuseadas para a realização de pesquisas e outras atividades escolares", esclareceu a coordenadora.

Investimento

Ao viabilizar a inserção de outras escolas municipais no projeto UCA, a Prefeitura de Aracaju estará investindo na qualificação do ensino público por meio do custeio dos laptops, de toda parte de rede (instalação do sistema wireless) e de toda a instalação elétrica nos espaços escolares do município.